sexta-feira, 26 de abril de 2013

Roupas estilo vintage masculino



O que é estilo vintage?

Considerada retrógrada por uns, releitura por outros. Trata-se da releitura do estilo do passado mais especificamente entre os anos 20 e anos 60 na teoria. Dos anos 70 em diante não é considerado vintage, mas na moda pode ser considerado épocas mais recentes. Vejo muito site e blogs de moda citando vintage mostrando influências dos anos 90, inclusive escritos por consultoras de moda. A moda anos 70 em diante pode até ser aceito, pois a moda é mais democrática ao contrário da decoração onde são mais rigorosos.


Estilo vintage para homem

 

Na moda masculina, muitos homens se assustam apenas com a palavra. Logo associa como algo velho, brega e descartável, mas muitas vezes sem ter conhecimento da causa. Poucos sabem a ligação com o estilo masculino vintage em suas roupas, até muitas vezes presente em seu guarda – roupa.
Cada vez mais nas passarelas vemos influências nas coleções, pois cada ano os consumidores veem a necessidade de algo novo. No fim os estilistas fazem uma releitura com pequenas modificações e assim somos enganados rs.
Selecionamos dois clássicos da moda vintage que sobrevive sem modificações ao longo dos anos. A jaqueta que inclusive volta em alta nos últimos meses e a camisa flanela masculina que deu as caras no ano passado, porém não deve aparecer nesse inverno 2013.


Jaquetas vintage

 

O maior clássico que permaneceu por longo tempo, passando por várias décadas e ainda sobrevive até hoje são as jaquetas de couro, estilo motoqueiro. Como falar de moda masculina vintage e jaqueta de couro sem lembrar de James Dean, sinônimo de estilo da época.




Até hoje jaquetas de época são comercializadas, porque devido ao material de qualidade que é o couro, ela é capaz de passar por décadas sem desgastar. Claro se souber limpar o couro corretamente, ter todos os cuidados necessários, sua jaqueta vai durar ao longo de toda sua vida.



Vamos montar nossa combinação? Temos dois looks imitando o traje vintage adaptado ao estilo atual, claro.


Esse estilo de jaqueta chama-se perfecto, fez muito sucesso nos anos 50 e apareceu nos últimos meses novamente.


Camisa flanela xadrez

 

A camisa flanelada é recente comparada a jaqueta, mas não deixa de retratar o passado. Auge na época do estilo grunge


Quem ainda não conhece a camisa flanela, é um tipo de camisa normalmente com estampa xadrez com tecido semelhante a flanela de toque aveludado.


Apesar da informalidade da camisa xadrez comum, na moda vintage o xadrez flanelado tem certa formalidade no conjunto.



Pra finalizar mais do estilo vintage sendo usado de forma moderna, porque ninguém quer aparência antiga no visual. Esse é o segredo saber usar coisas do passado corretamente.












3 comentários:

edgar edgar disse...

ami en lo personal, adoro lo vintage, me inclino mas hacia el rockabilly, pero no se que marcas de ropa vendan este estilo de ropa ojala y puedas ayudarme soy de mexico. d.f.

Brendo disse...

Gostei muito da matéria.
Mas o ruim é ter esse estilo aqui no norte, onde é bastante quente.
Eu uso camisetas social manga comprida desabotoada com uma camisa estampada por debaixo e sapato social. é considerado vintage?

Anônimo disse...

E ai Gabriel tem como vc dar tamebm umas dicas sobre esses calsados vintage? são botas sei lá...