quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O segredo do Fast Fashion:

ZARA

GABRIEL DE CARA


Zara entre as 50 melhores marcas do mundo


Vou explicar um pouco o que acontece nos bastidores destas lojas de fast fashion e a Zara é um bom exemplo, ela não faz propaganda (a exceção das promocionais), então, o que justifica toda sua fama?

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A resposta está no poder de atração da marca, que está concentrado em três pilares: produtos da moda; sensação de escassez; e investimento em merchandising. Isto é, investe-se em boas localizações e na criação de lojas bonitas e agradáveis, onde são oferecidos produtos da última tendência de moda. Em função da rápida e flexível produção e logística da empresa um produto pode ser comercializado apenas alguns dias e nunca mais voltar para as prateleiras, criando, assim, uma sensação de escassez e oportunidade. Os raros produtos que encalham nas lojas são redirecionados para outras regiões que, talvez, tenham os aceitado melhor (Brasil rsrsrs) ou então são direcionados para outra cadeia de lojas do grupo e vendidos com outra etiqueta um exemplo e a rede Lefties em Lisboa, eu estive nesta loja em um mega Outlet, esta loja tem o mesmo corte da Zara uma clara ideia que a unica difereca e a etiqueta, pois a loja tem ate layout da loja Zara. Um caso isolado foi na C&A de Buenos Aires eu encontrei a mesma camiseta que eu tinha da Zara so que a etiqueta era da C&A .

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A política de merchandising da Zara enfatiza a ampla e rápida mutação das linhas de produto, com um elevado teor de moda, porém com qualidade razoável na europa, ja no Brasil e para um publico B e com boa qualidade . As linhas de produtos foram segmentadas em feminino, masculino e infantil, com segmentação da linha feminina, considerada a mais forte, em três conjuntos de ofertas que variam em preços, conteúdo de moda e faixas de idade. Os preços, que são determinados centralmente, devem ser inferiores aos dos concorrentes para produtos comparáveis. Isso é uma parte do segredo desse tipo de loja que vem crescendo muito, correndo na onda contrária ao consumo sustentável. Podemos espera um dia ter uma Zara europeia pois aqui no Brasil so temos o resto da Zara .

Gabriel de Cara

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