terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fashion Academy

Fashion Academy

Desde 2000 o estilista Gabriel de Cara vem inovando o mundo da moda com seu estilo fashion e ousado. Realizou diversos trabalhos e abriu as portas para muitas modelos nem face preparando-as para um mercado de trabalho de alta competitividade.


Como foi o início de sua carreira no mundo da moda?

Gabriel de Cara: Desde cedo senti a necessidade de ter um estilo próprio, por isso comecei a customizar minha peças do dia-a-dia. Muitas pessoas aprovaram esse estilo alternativo e comecei a criar peças exclusivas para amigos até que, após ter vivenciado uma experiência maravilhosa em um laboratório de moda em Paris, voltei diposto a criar uma nova tendência de estilo aqui no Brasil.

E como um estilista, o que é estar na moda para você?

Gabriel de Cara: Muitas pessoas me fazem essa pergunta e tenho uma frase que resume muito minha maneira de pensar: "Estar na moda é ser básico, porém fashion e fashion, porém básico".

De onde surge a inspiração para suas criações?

Gabriel de Cara: Comecei com a customização de algumas peças, mas minha inspiração depende muito do acaso. Das tendências que vejo surgem idéias que muitas vezes antecipam alguns lançamentos no mundo da moda e minha criatividade está em reciclar tudo que há ao meu redor.

Qual foi o tema de sua última coleção?

Gabriel de Cara: "Boneca do Século XX". Desmitifiquei o conceito de ingenuidade que as mulheres de antigamente passavam aflorando toda a sensualidade e poder de persuasão que ela sabe que possui, mas sem abrir mão dos modelos de época. A característica marcante foi explorar comprimentos, decotes e acessórios que valorizassem a feminilidade e a atitude da mulher moderna.

Qual o critério de seleção das modelos de seus desfiles?

Gabriel de Cara: Sou conhecido pela minha exigência da perfeição ou pelo menos pela "busca de" devido ao pânico que causo em minhas seleções (risos). O que pretendo esclarecer é que em um mercado curto e competitivo como o da moda a atitude em um modelo faz a diferença. Os modelos atualmente são preparados de forma técnica e acadêmica deixando-se de lado características fundamentais como a essência e o glamour de estar na passarela. Essa realidade fez com que não inovasse muito em minha escolhas simplesmente por falta de opção. Então, comecei a preparar modelos enfatizando esse diferencial.

Como?

Gabriel de Cara: Há uns quatro anos atrás entrei nessa loucura de capacitar modelos para o verdadeiro mundo fashion. Usando a programação neurolinguística consigo valorizar o potencial de cada um em sua essência e, consequentemente, trabalhando esse lado de auto-afirmação mental, obtenho avanços em postura, medidas, estética, estilo, personalidade, atitude e comportamento não só para o momento do desfile mas para a toda a vida. Meu grande objetivo é disponibilizar essa oportunidade a todos os profissionais da moda e também aos iniciantes que almejam sucesso pessoal e em sua carreira.

Então, o que se pode se esperar de Gabriel de Cara nesse ano de 2010?

Gabriel de Cara: Lançar coleções inovadoras, formar profissionais com estilo próprio e abrir as portas do mundo da moda para aqueles que se enquadrem nesse perfil diferenciado.